Projeto "Escritos e Outros escritos de Lacan"
- André Cabral
- 18 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2021

Por quase três décadas, Lacan proferiu seus seminários em universidades, hospitais e institutos franceses. Por um longo período, a transmissão oral representou a forma mais expressiva de testemunho do seu trabalho como psicanalista. Apenas em 1966, reuniu-se, pela primeira vez, publicações inéditas e não inéditas do autor, o que permitiu que a transmissão de sua obra ocorresse igualmente pela escrita. Entre as inúmeras vantagens de ler a obra lacaniana através dos Escritos e Outros Escritos, consta a literalidade e integralidade do pensamento do autor e, principalmente, a perspectiva de uma transmissão mais direta, sem artifícios e recursos comumente utilizados por um orador ao se dirigir ao público. Assim sendo, a Atálise -Atendimento e Transmissão em Psicanálise – abre como possibilidade a leitura e discussão de textos escritos por Jacques Lacan. No primeiro semestre proponho a leitura do escrito “O seminário sobre ‘A carta roubada’” (Escritos -1966).
Articulações possíveis durante a leitura:
- A pulsão, o desejo e a demanda
-A metáfora paterna e a metonímia do desejo
-O estruturalismo na psicanálise: articulação entre Lacan, Lévi-Strauss e Saussure
-Os efeitos clínicos na interpretação do conto “Acarta roubada” de Edgar Poe
-O falo imaginário e o falo simbólico
- Estrutura algorítmica da letra: a cibernética lacaniana
-Dialética e ontologia na psicanálise
-A noção de sujeito em Lacan e o universal imanente de Kojève
- A verdade, o saber e o real
Grupo de leitura aberto ao público e gratuito
Necessário a inscrição para participar
Início em 26 - 04 - 2019
Horário: sexta- feira às 17h30
Aproximadamente doze encontros / Duração 1h40
Bibliografia suplementar
Kojève. A (2014) Introdução à leitura de Hegel. Rio de Janeiro: Ed Contraponto
Lacan, J. (1966/1998). O seminário sobre “A carta roubada”. In Lacan, J.[Autor], Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1956)
Lacan, J. (2010). O Seminário, livro 2: O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. (Antônio Quinet. trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Lições originalmente pronunciadas em 1954-1955).
Lacan, J. (1995). O Seminário, livro 4: a relação de objeto. (D. D. Estrada, trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar.(Lições originalmente pronunciadas em 1953-1954).
Lacan, J. (1999). O Seminário, livro 5: as formações do inconsciente. (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Lições originalmente pronunciadas em 1957-1958).
Lévi-Strauss, C. Antropologia estrutural(2003). Ed3. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro.
Poe, E. (2012) A carta Roubada. São Paulo: Associação Alumni
Saussure, F. Curso de linguística geral. Sao Paulo:Cultrix.

André Cabral é psicanalista e faz atendimento clínico na cidade de Uberlândia e Araguari. É docente no curso de Psicologia da Faculdade do Trabalho (FATRA). Atende adolescentes, adultos e idosos frente aos mais diversos sintomas e sofrimentos psíquicos. Trabalha, ainda, com atendimento a casais e apoio voltado para a “orientação profissional” de adolescentes. Atualmente é doutorando em estudos psicanalíticos pelo programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem interesse na interlocução entre psicanálise e cinema, literatura, teatro e política.
Comments